- Área: 185 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Roland Halbe
Descrição enviada pela equipe de projeto. A localização da Residência Saint-Ange, na parte inferior do platô do parque Tour Saint-Ange, depois da horta, sob as árvores e na costa que conduz para o campo de golf de Grenoble, era definitivamente um desafio.
O terreno é charmoso e possui uma vista sem obstáculos sobre o vale de Grenoble, mas difícil dada sua inclinação.
Ao descobrir o lugar, e apesar de todas as dificuldades, criar uma vista principalmente sobre o vale se tornou a ideia dominante. Um mirante surgiu como a solução evidente: para ver a maior parte do vale como se fosse possível por cima das árvores, mas sem ter uma visão inversa com o fim de proteger a intimidade de Tour Saint-Ange e seu parque.
Portanto, o estúdio foi pensado como uma espécie de torre em três níveis diferentes que se torcem para proporcionar a vista do horizonte.
Esta é uma arquitetura monolítica, uma peça silenciosa de arte, feita completamente de madeira, com um acabamento natural no interior e um acabamento de asfalto preto no exterior. Durante o dia, várias aberturas na fachada permitem que a luz se volte para as salas de estar, o estúdio e os dois níveis por cima - a partir de três direções diferentes.
Durante a noite, as persianas de madeira são tratadas com o mesmo acabamento da fachada, que esconde as janelas e permitem que o monólito permaneça todo preto.